sábado, 27 de março de 2010

Acne



Acne é uma doença inflamatória da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.

Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e podendo deixar cicatrizes ou manchas.

http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/acne.shtml

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?8

Postado por:Ana Carolina


quarta-feira, 24 de março de 2010

terça-feira, 23 de março de 2010

Tabagismo x gestação




O tabagismo na gestação acarreta sérios prejuízos, já devidamente reconhecidos e relatados, para o crescimento intra-uterino da criança. O maior risco de prematuridade e baixo peso ao nascer, em gestantes fumantes, ocorre no terceiro trimestre, e este risco aumenta proporcionalmente ao número de cigarros fumados . As mulheres que fumaram durante os segundo e/ou terceiro trimestres tiveram risco igual àquelas que fumaram durante toda a gravidez. Assim, provavelmente, é maior durante o terceiro trimestre.


PROGLEMAS ACARRETADOS PELA NICITINA

Dentre os vários componentes do tabaco que interferem na evolução da gravidez, destacam-se a ação da nicotina e do monóxido de carbono (CO). A nicotina age no sistema cardiovascular, provocando liberação de catecolaminas na circulação materna e, como conseqüência disso, ocorrem taquicardia, vasoconstrição periférica e redução do fluxo sangüíneo placentário .
No feto, a nicotina reduz a perfusão placentária devido a sua ação vasoconstritora, além de atravessar facilmente as barreiras placentária e hematoencefálica, atingindo rapidamente o feto, podendo causar danos diretos sobre o mesmo. Responsabilizaram a nicotina pelo aumento da freqüência cardíaca fetal que ocorre após o uso do cigarro pela gestante. A ação da nicotina seria através do aumento da produção de catecolaminas, responsáveis por vasoconstrição e diminuição da perfusão uterina. Relatam ser improvável que esse aumento da freqüência cardíaca ocorra pela passagem de catecolaminas maternas para o feto.
Os milhares de substâncias tóxicas que o cigarro possui podem induzir a má-formações, problemas respiratórios, deficiência mental, aborto, entre outros. Esses riscos existem inclusive se a grávida diminui a dose de cigarro (estratégia que muitas adotam).
Claro que largar o cigarro não é algo que se consiga da noite para o dia, e por isso o recomendável é que a fumante planifique a gravidez, de tal forma de meses antes, ir fumando cada vez menos de tal forma que ao engravidar não seja tão chocante deixar de fumar. Procurar ajuda de médicos e psicólogos é muito válido.

Postado por:Edgler







domingo, 21 de março de 2010

Nossa Missão.....

Enfermagem
Formar profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento do país,embasados na responsabilidade social e na ética,visando o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos.

Postado por:Ana Carolina