quinta-feira, 3 de junho de 2010
Bronzeamento Artificial Pode Causar O Câncer
Doação de sangue ( entre 16 a 68 anos)
O ministério sugere que a permissão seja estendida para pessoas entre 16 e 68 anos.No caso dos jovens abaixo de 16 anos, a proposta prevê que a o jovem só pode fazer a doação com a autorização dos pais.A consulta pública estará aberta por 60 dias. Nesse período, o ministério vai coletar sugestões que podem fazer com que a proposta seja descartada ou, se tiver aceitação, aperfeiçoada.Segundo o ministério, os centros de hemoterapia coletam 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano em todo o país. Pelos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que o Brasil coletasse 5,7 milhões de bolsas anuais, diz o ministério.No Brasil, 1,8% da população é classificada como doadora de sangue. Para que os estoques sejam mantidos, a Organização Mundial da Saúde recomenda que de 1% a 3% da população seja doadora.A ampliação da faixa etária de doadores permitira ao país aumentar significativamente a oferta de sangue para abastecer hospitais e centros de saúde. De acordo com o ministério, os Estados Unidos e países da Europa já adotam a doação a partir dos 16 anos até os 68 anos.
Fonte:Ministério da Saúde
Postado por:Ana Carolina
quarta-feira, 2 de junho de 2010
AIDS em Chimpanzés
Chimpanzés selvagens infectados com SIV (vírus imunodeficiência símia) podem desenvolver AIDS; nos chimpanzés, o SIV ataca as CD4. Conhecem-se mais de 40 cepas de SIV, e duas delas deram origem ao HIV.
Postado por: Mayara Amanda
Referência: Ciência Hoje. Nature, vol. 44 nº263, pág 18, setembro, 2009.
Catarata e Complemento Dietético
Um suplemento dietético previne e trata a catarata; que é marcada pelo embaçamento da lente, cuja função, é focar a imagem no nervo óptico, na parte de trás do olho. O embaçamento é causado pela aglomeração anormal da alfacristalina, principal proteína estrutural da lente. Alguns estudos mostraram que a carnosina, um “fragmento de proteína muito encontrada em músculos e também suplemento dietético, ajuda a bloquear os aglomerados protéicos.
Postado por: Mayara Amanda de Oliveira
Referência: Ciência Hoje. Biochemistry, vol. 44 nº 263, pág 18, setembro, 2009.
- Meça a pressão pelo menos uma vez por ano;
- Pratique atividades físicas todos os dias;
- Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;
- Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;
- Reduza o consumo de álcool. Se possível , não beba;
- Abandone o cigarro;
- Nunca pare o tratamento, é para a vida toda;
- Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde;
- Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer;
- Ame e seja amado;
Acesse: http://www.eusou12por8.com.br/
E obtenha mais informações.
Se Liga!!!
O QUE É HIPERTENSÃO?
O coração é a “bomba” responsável por fazer o sangue circular por todo o nosso corpo. A força com a qual esse potente órgão bombeia o sangue através dos vasos é chamada de pressão arterial. Ela é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular pelos vasos. A pressão considerada normal é aquela que, na média, é igual ou inferior a 12 por 8, ou seja, máxima em 120 milímetros e mínima em 80 milímetros de mercúrio (mmHg).
A hipertensão arterial acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Valores entre 12 por 8 e 14 por 9 são considerados limítrofes, ou pré-hipertensão, e podem merecer tratamento em alguns casos, conforme recomendação médica. As pessoas que têm maior risco de se tornarem hipertensas são aquelas que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, não fazem atividades físicas, exageram no consumo do álcool, são diabéticas ou têm familiares hipertensos. Após os 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal têm 50% de chance de desenvolver a hipertensão.
Ter pressão alta aumenta as chances de ocorrência de infarto do coração, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal, impotência sexual, além de outras complicações que alteraram significantemente a qualidade de vida.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e seis meses.
Um estilo de vida saudável, com atividade física regular, controle do peso, alimentação equilibrada, medições de uso constante, segundo prescrição, e acompanhamento médico periódico são importantíssimos para que a pressão arterial esteja sempre controlada.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Quem tem parentes hipertensos, está acima do peso, tem mais de 40 anos de idade, é portador de diabetes ou de outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares (como colesterol elevado, tabagismo, estresse) deve medir a pressão regularmente e fazer a prevenção da doença, pois tem maior risco de se tornar hipertenso. Quem já é hipertenso (pressão igual ou acima de 14 por 9) ou tem a pressão arterial limítrofe (acima de 12 por 8 e inferior a 14 por 9) deve fazer controle médico periódico e seguir as orientações dadas por aquele profissional. Para prevenir e controlar a hipertensão, é importante fazer atividades físicas regulares (de pelo menos 30 minutos ao dia, 3 ou mais vezes por semana), reduzir o consumo de sal da alimentação (não use o saleiro, evite alimentos prontos e industrializados, utilize outros temperos), manter o peso adequado (reduzir o peso se tiver sobrepeso ou obesidade), controlar o estresse (sono adequado, controle da ansiedade e depressão, relaxamento) e, se necessário, utilizar medicamentos prescritos pelo médico de forma constante. A maioria dos hipertensos, mesmo com hábitos saudáveis, precisa utilizar medicamentos. Os princípios ativos mais modernos não causam efeitos colaterais importantes e protegem os órgãos vitais (coração, cérebro, rins, olhos e artérias) dos riscos da hipertensão.
Postado por: Mykaelle Costa
Fonte: Ministério da Saúde (campanha - eusou12X8)