sábado, 19 de junho de 2010

Parabéns Flávio!!!


Desejo que em sua vida...
Não exista cara feia,
Não exista bolso furado,
Não exista tempo apressado,
Muito menos grãos de areia.
Não exista tempo fechado,
Não exista problema dobrado,
Não exista sonho frustrado,
Muito menos amor acabado.
Não exista amigo esquecido,
Não exista negócio falido,
Não exista boato mexido,
Muito menos dinheiro sumido.
Não exista tempo nublado,
Não exista ambiente abafado,
Não exista corpo dobrado,
Muito menos bom senso abalado.
Não exista mágoa engolida,
Não exista emoção reprimida,
Não exista alma sofrida,
Muito menos felicidade perdida...
Só desejo que você seja feliz!!!
PARABÉNS PROFESSOR!!!!
"Que além dos aniversários e através do sempre você seja muito feliz". Parabéns.
Postado por:Luanna jessica




quinta-feira, 17 de junho de 2010

Lipoma

Os lipomas são considerados tumores benignos de tecido adiposo (gorduroso) normal localizados sob a pele (no tecido sub-cutâneo). Esta variedade de tumor é mais freqüente em adultos entre 30 e 60 anos.

A causa do aparecimento dos lipomas não é conhecida. Raramente os lipomas podem estar associados a algumas síndromes (conjuntos de sinais e sintomas) tais como a lipomatose múltipla hereditária, adipose dolorosa, síndrome de Gardner e doenças de Madelung.

Os sintomas mais comuns são os de tumoração indolor mais ou menos salientes, únicos ou múltiplos, podendo aparecer em praticamente todas as partes do corpo, com uma certa predileção para o couro cabeludo, os braços e as raízes das coxas.

Algumas das características dos lipomas são:

- A pele que o recobre é normal;
- A consistência é elástica;
- O tumor desliza sob os dedos;
- O volume é variável, podendo chegar ao tamanho de uma maçã;

Existem algumas variedades de lipomas:

O lipoma do coração é um tumor benigno, normalmente assintomático, relativamente freqüente e cujo diagnóstico é habitualmente feito de modo casual.

Os lipomas do intestino delgado habitualmente aparecem no íleo distal e na válvula íleo-cecal (transição do intestino delgado para o grosso) e também costumam não causar sintomas.

Os lipomas do sistema nervoso central podem se desenvolver em vários locais do cérebro e da medula espinhal.

Os lipomas localizados nos tendões musculares (estruturas que fazem a inserção do músculo no osso) são mais freqüentes nas regiões dos punhos, dos pés, das mãos.

Fala-se em lipomatose, quando existem vários lipomas em uma só pessoa. O tratamento consiste na remoção cirúrgica, ou aspiração do conteúdo do lipoma.

Postado por:Ana Carolina



Displasia Cervical

É o crescimento anormal do tecido epitelial da superfície do colo uterino. Isto se refere a um espectro ou uma série contínua de alterações especificados como: NIC I, displasia leve; NIC II, displasia moderada a acentuada e NIC III, displasia grave a carcinoma-in-situ (câncer localizado no tecido intraepitelial/camada superficial do colo uterino).

Causas, incidência e fatores de risco:

A causa é desconhecida, no entanto, uma série de fatores de pré-disposição (mencionados como fatores de risco) foi identificada. Menos que 5% de todos os testes de Papanicolaou realizados revelaram uma displasia do colo uterino. Pode ocorrer em mulheres a partir dos 15 anos, com maior incidência em mulheres entre 25 e 35 anos. O maior risco é associado a parceiros sexuais múltiplos, início precoce das atividades sexuais (menos de 18 anos de idade), gestação precoce (menos de 16 anos) e um histórico anterior de exposição a DES ou doenças sexualmente transmitidas, especialmente VPH (verrugas genitais), herpes genital, ou infecção por HIV.

Tratamento:

O tratamento da displasia cervical depende do grau da displasia. O tratamento varia de uma observação cuidadosa com Papanicolaou a cada 3 ou 6 meses para displasia leve (que pode regredir sozinha) até métodos utilizados para eliminar tecidos anormais, como eletrocauterização, criocirurgia, vaporização a laser ou a remoção cirúrgica.

Postado por:Ana Carolina

Câncer de mama em homens?!


Até pouco tempo acreditava-se que só mulheres, principalmente as com mais idade, podiam desenvolver o câncer de mama. Infelizmente esta colocação não condiz mais com a realidade. Atualmente homens e moças cada vez mais jovens podem sofrer deste mal.

O câncer de mama atinge um homem em cada 100 mulheres, porém a ocorrência desta neoplasia tende a aumentar devido a má qualidade de vida e dificuldade em diagnosticar o tumor na sua fase inicial, que pode ser confundido com outras doenças como a ginecomastia.

O uso de anabolizantes, principalmente por jovens que querem ganhar massa muscular em academias e o uso de hormônios por transexuais piora a situação, pois torna a detecção mais difícil e a maior tendência em desenvolver o câncer. A maior ocorrência desta neoplasia foi nos estados do sul do país, destacando-se o Rio Grande do Sul.

Dentre os continentes, a Ásia supera os demais enquanto que a América do Sul e Central apresentam os menores índices.

O segundo principal tipo de câncer que acomete a população brasileira é o de mama, o primeiro é o câncer de pele não melanoma.

Não existe uma causa para o câncer de mama, tanto no homem quanto na mulher. A prevenção e o diagnóstico da doença de mama iniciam-se com a anamnese completa. É importante lembrar que o diagnóstico de câncer de mama não pode ser excluído por qualquer achado isolado na história do paciente.

Homem, cuide-se! As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o auto-exame das mamas, o exame clínico e a mamografia.

O tratamento do câncer de mama em homens é semelhante ao das mulheres e começa pelo exame de toque na mama, mamografia, consultas a médicos especializados e depois de detectado a solução é a cirurgia e de acordo com o estágio do câncer são sugeridos alguns tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.

Hoje em dia, a cirurgia de remoção do tumor é bem menos traumática e o/a paciente já sai do centro cirúrgico com a mama reintegrada.

Postado por:Luanna jessica

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Estudo aponta relação entre lesões orais pelo HPV e alguns tipos de câncer



Sex, 30 de Abril de 2010 00:00 Rio de Janeiro - Um levantamento, feito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com base em várias pesquisas, estuda a relação entre lesões orais causadas pelo HPV (Papilomavírus Humano) e a incidência de vários tipos de câncer na região da cabeça e do pescoço – câncer de nariz, boca, garganta, faringe, pele, glândulas salivares e tireoides.

O HPV é uma doença sexualmente transmissível que também pode ser passada de mãe para filho, como a sífilis. É formada por uma variedade de vírus e é considerada fator de risco para o câncer de colo de útero, de pênis e de ânus. A doença é uma das mais comuns no mundo e estima-se que uma a cada cinco mulheres esteja infectada.

Apresentada ontem, durante Simpósio Internacional de Pesquisa em HPV, o levantamento da UFF aponta "fortes evidências" entre o HPV de alto risco (HPV-16) e tumores nessas regiões da cabeça e do pescoço, principalmente em indivíduos que não fumam ou consomem álcool - fatores considerados de risco para incidência do câncer. "Ainda não está provado, mas existem fortes evidências da relação entre o HPV e o câncer de boca, principalmente o desenvolvimento do câncer de orofaringe - uma região entre a laringe e a base da língua", explicou a pesquisadora Eliane Pedra.

Durante o simpósio, a especialista apresentou estudos norte-americanos relacionando o aumento de tumores malignos na base da língua e amígdala ao comportamento sexual das pessoas. Nos Estados Unidos esses tipos de câncer aumentaram 2,1% e 3,9% entre 1973 e 2001.

O Brasil tem elevados índices de incidência da doença e é considerado um dos líderes mundiais na ocorrência do HPV. O vírus provoca verrugas nos genitais (pênis e vulva) e também no ânus e está associado a 90% dos casos de câncer de colo de útero no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A infecção oral pelo HPV pode ocorrer de diversas formas, entre elas, o sexo oral e o beijo. Como as lesões inicias de câncer de boca e orofaringe são normalmente imperceptíveis, a pesquisadora alerta para importância de se realizar exames periódicos.

A doença é mais frequente em mulheres entre 15 e 25 anos, mas também ocorre entre os homens. De acordo com o Ministério da Saúde, 137 mil novas ocorrências são registradas por ano. No caso das mulheres, o exame preventivo papanicolau é a principal forma de diagnóstico.

Para ajudar a identificar os machucados, a pesquisadora sugere que as pessoas com lesões procurem regularmente dentistas, otorrinolaringologistas e estomatologistas. "Sexo seguro, sempre. Na boca, é preciso ainda uma avaliação cuidadosa e um tratamento especializado", alertou.

Vários tratamentos podem ser indicados para combater o HPV, mas não existe nenhum tipo de prevenção 100% segura porque o vírus pode estar na região pubiana, períneo ou no ânus.

Duas vacinas estão disponíveis em clínicas particulares e são apontadas como forma de combater a doença. No entanto, as doses custam cerca de R$ 300 e a duração da imunidade é relativa. “O sistema preventivo conta, sobretudo, com a informação e o acompanhamento ginecológico. Defendemos que o exame preventivo seja feito pelo menos uma vez por ano”, disse a vice-presidente de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Claude Primez.

Postado por:Luanna Jessica




terça-feira, 15 de junho de 2010

SURTO DE MALARIA NO PARÁ

09/06/2010 20h33 - Atualizado em 09/06/2010 21h18

Faltam hospitais para combater surto de malária no Pará

Desde janeiro, foram confirmados 3.281 casos de malária no município.
Prefeito de Oeiras do Pará diz que não tem como combater a doença.

Na cidade de Oeiras do Pará (PA), que fica a dez horas de barco de Belém, faltam hospitais e postos de saúde para combater um surto de malária.

A coleta de sangue é feita em uma garagem. No único posto de saúde da cidade há apenas cinco leitos. Homens, mulheres e crianças sofrem à espera de atendimento.

Desde janeiro, já são 3.281 casos confirmados de malária no município. No mesmo período do ano passado, foram registrados apenas nove casos.

A malária é uma doença causada por parasitas que são transmitidos de uma pessoa para outra pela picada de um mosquito.

As famílias mais atingidas pela malária vivem em regiões afastadas, com casas construídas sobre áreas alagadas.

Segundo especialistas, o surto de malária em Oeiras do Pará é reflexo de duas situações que dificultam o controle da doença na Região Amazônica: o desmatamento, que faz o mosquito se aproximar ainda mais do homem, e a migração constante dos trabalhadores do campo em busca do sustento.

“Quando essas pessoas chegam de outras áreas, já trazem consigo o parasita, pois estiveram em lugares onde a malária é mais endêmica. O ciclo é fechado com a transmissão para família toda ou o grupo que esteja ali”, afirma Marinete Povoa, coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Malária do Instituto Evandro Chagas.

O prefeito Edivaldo Nabiça Leão diz que não tem condições de controlar a doença. Faltam remédios e ambulatórios. “Não temos estrutura. Na verdade, nós estamos pedindo socorro”, disse.

O Ministério Da Saúde enviou, nesta semana, medicamentos para combater a malária em Oeiras Do Pará. A Secretaria Da Saúde do estado informou que o hospital da cidade vai ser inaugurado no fim do mês.

fonte:portal Globo
POSTADO POR: Edgler C.

GAGUEIRA NÃO TEM GRAÇA TEM TRATAMENTO




Causas que provocam a gagueira:
A gagueira é normalmente considerada uma disfunção da fala. A gagueira é, na verdade, uma condição extremamente complexa que envolve mais do que a repetição das palavras, prolongamento das sílabas e outras "disfunções" da fala. A gagueira afeta a pessoa como um todo e é mais adequadamente descrita como uma combinação de disfunções de fala, comunicação e comportamento.

No desenvolvimento infantil há uma necessidade de definição de lateralidade, mas nem todas as crianças conseguem realizar esta definição. Algumas se tornam canhotas auditivas, pois utilizam preferencialmente seu ouvido esquerdo na escuta das mensagens e conseqüentemente se ouvem também com o ouvido esquerdo. Estas crianças crescem com uma indefinição de lateralidade que lhes acompanha durante toda a vida.

O gago ao falar controla a própria voz com o ouvido esquerdo e a sua emissão vocal não é bem direcionada, ora fala com o lado direito , ora com o lado esquerdo. Esta hesitação interfere na fluência verbal prejudicando o ritmo natural da fala. Se observarmos os movimentos da boca durante a fala destas pessoas percebemos uma gesticulação inquieta e indecisa , onde a voz passeia pelos lábios procurando por qual lado prefere sair,nestes poucos segundos as sílabas se repetem por mais de uma vez, formando a fala hesitante e repetitiva de uma pessoa que apresenta gagueira.

O Centro especializados ajuda este indivíduo a definir sua lateralidade auditiva e facial, o caminho de sua voz será único e certeiro, como uma flecha apontada para uma única direção. Desta maneira a emissão vocal é mais rápida e a fluência é contínua, evitando a repetição de sílabas e eliminando a gagueira.

Como funciona o tratamento para gagueira:

O tratamento consiste em sessões que estimulam a audição, privilegiando a escuta com o ouvido direito, Ouvido Diretor, que ao encaminhar a mensagem para o lado esquerdo do cérebro, faz com que a mensagem atinja o hemisfério da linguagem. Desta maneira o caminho é mais curto e mais rápido evitando a perda de tempo que leva ao problema de temporalização, problema central da gagueira. Temporalização significa o tempo que o cérebro leva para elaborar a linguagem e transmiti-la através da emissão vocal que aparece de uma forma descontrolada.

Estatísticas

1% da população adulta gagueja. 80% dos adultos que sofrem de gagueira são homens.

Reação ao stress

Todos nós reagimos ao stress de diferentes maneiras, mas quase todos os gagos têm algo em comum quando reagem ao stress: os músculos das cordas vocais contraem-se. Isto explica porque a gagueira piora quando a pessoa está sob pressão.



postado por:Edgler C.


domingo, 13 de junho de 2010

Reparo do dna


Reconstrução de uma molécula contínua de dna de fita dupla, sem incorreções, a partir de uma molécula contendo regiões lesadas. Os principais mecanismos de reparo são o reparo de excisão, em que as regiões defeituosas de uma fita são extirpadas e ressintetizadas, usando-se as informações de pareamento das bases complementares da fita intata; reparo de foto-reativação, em que os efeitos letais e mutagênicos da luz ultravioleta são eliminados; e reparo pós-replicação, em que as lesões primárias não são reparadas, mas as lacunas de uma dúplex filha são preenchidas incorporando as porções da outra dúplex filha (não danificada). Os reparos de excisão e de pós-replicação às vezes são chamados de "reparo escuro" porque não exigem luz.

Postado por:Ana Carolina