quinta-feira, 17 de junho de 2010

Lipoma

Os lipomas são considerados tumores benignos de tecido adiposo (gorduroso) normal localizados sob a pele (no tecido sub-cutâneo). Esta variedade de tumor é mais freqüente em adultos entre 30 e 60 anos.

A causa do aparecimento dos lipomas não é conhecida. Raramente os lipomas podem estar associados a algumas síndromes (conjuntos de sinais e sintomas) tais como a lipomatose múltipla hereditária, adipose dolorosa, síndrome de Gardner e doenças de Madelung.

Os sintomas mais comuns são os de tumoração indolor mais ou menos salientes, únicos ou múltiplos, podendo aparecer em praticamente todas as partes do corpo, com uma certa predileção para o couro cabeludo, os braços e as raízes das coxas.

Algumas das características dos lipomas são:

- A pele que o recobre é normal;
- A consistência é elástica;
- O tumor desliza sob os dedos;
- O volume é variável, podendo chegar ao tamanho de uma maçã;

Existem algumas variedades de lipomas:

O lipoma do coração é um tumor benigno, normalmente assintomático, relativamente freqüente e cujo diagnóstico é habitualmente feito de modo casual.

Os lipomas do intestino delgado habitualmente aparecem no íleo distal e na válvula íleo-cecal (transição do intestino delgado para o grosso) e também costumam não causar sintomas.

Os lipomas do sistema nervoso central podem se desenvolver em vários locais do cérebro e da medula espinhal.

Os lipomas localizados nos tendões musculares (estruturas que fazem a inserção do músculo no osso) são mais freqüentes nas regiões dos punhos, dos pés, das mãos.

Fala-se em lipomatose, quando existem vários lipomas em uma só pessoa. O tratamento consiste na remoção cirúrgica, ou aspiração do conteúdo do lipoma.

Postado por:Ana Carolina



Nenhum comentário:

Postar um comentário