sábado, 24 de abril de 2010

Enfermagem segundo Florence Nightingale




"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo - o templo de espírito de Deus. É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes".


A ARTE DO BEM CUIDAR!!!

Postado Por: Mykaelle Costa


Feridas e os Cuidados de Enfermagem


O que é uma FERIDA?


Uma ferida é uma interrupção na continuidade de um tecido corpóreo. Tal interrupção pode ser provocada por algum trauma, ou ainda ser desencadeada por uma afecção que acione as defesas do organismo.




TIPOS DE FERIDA:


Quanto à profundidade:
  • Feridas superficiais: quando atingem os camadas da pele (epiderme e derme);
  • Feridas simples: quando não é necessário haver tratamento médico ou diferenciado;
  • Feridas complicadas: quando é necessário haver tratamento médico ou diferenciado;
  • Feridas profundas: quando atingem abaixo das camadas da pele.
De acordo com o agente causador da ferida:
  • Ferida puntiforme: causado por instrumento perfurante (objeto pontiagudo; ex.: espinhos, pregos, agulhas);
  • Ferida incisa: causado por lâminas (faca, lâmina de barbear etc.);
  • Ferida corto-contusa: reune características de objetos cortantes e contundentes, objetos que causam lesão simultaneamente por corte e impacto (machado, foice, aresta de um tijolo);
  • Ferida perfuro-contusa: reúne características de objetos perfurantes e contundentes (projetil de arma-de-fogo);
  • Ferida pérfuro-incisa: reune características de objetos perfurantes e cortantes (punhal).
Também existe outras formas de classificar as feridas de acordo com: a maneira como foram produzidas (cirúrgicas, contusas, laceradas, perfurantes); com o grau de contaminação (limpas, limpas contaminadas, contaminadas, infectadas); com o comprometimento tecidual (estágio I, II, III e IV).


CUIDADOS DE ENFERMAGEM

O cuidado de enfermagem nas feridas é fundamental no que se refere ao cuidado holístico do paciente, como também desempenha um trabalho de extrema relevância no tratamento de feridas, uma vez que tem maior contato com o mesmo, acompanha a evolução da lesão, orienta e executa o curativo, bem como detém maior domínio desta técnica, em virtude de ter na sua formação componentes curriculares voltados para esta prática e da equipe de enfermagem desenvolvê-la como uma de suas atribuições.




Um dos principais cuidados de enfermagem nas feridas é acompanhar a evolução das diversas etapas do tratamento, como também realizará um planejamento de tratamento adequado, através de métodos terapêuticos que poderão ser aplicados juntamente com uma equipe multidisciplinar que, por sua vez, utilizará procedimentos e materiais, com a finalidade de levar a cicatrização da ferida sem complicações, com a restauração das funções e prevenção das seqüelas.

Postado por: Mykaelle Costa

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferida

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Biofilmes!.Você sabe o que é?

Bem!.Os biofilmes são agregados microbianos que se desenvolvem espontaneamente em qualquer superfície sólida em condições fisiológicas adequadas. Esta agregação de microorganismos em biofilmes tem grande importância em várias atividades humanas como a saúde e a indústria.

No âmbito da engenharia biológica os biofilmes são utilizados em certos bioprocessos, em particular para o tratamento de efluentes, aproveitando a capacidade natural dos microorganismos de formar agregados para produzir processos mais eficientes. Nesta apresentação serão explicados a nível introdutório os processos físicos e biológicos envolvidos na formação e crescimento de biofilmes.

A modelagem matemática, que consiste na representação desses processos físicos sob a forma de equações e a sua implementação em programas de computador para simulações dinâmicas 2D e 3D será introduzida. Um exemplo simples da modelagem do reactor Biofilm Airlift Suspension (BAS) desenvolvido em Delft, Holanda, para tratamento de efluentes da indústria vai ser utilizada para demonstrar a utilidade de modelos 2D/3D para descrever alterações na eficiência do biofilme que não são possíveis de descrever utilizando modelos 1D exclusivamente.

A utilização da microscopia confocal como modo de obter informação 3D do desenvolvimento de biofilmes em laboratório será mostrada. Esta técnica constitui uma fonte de dados ideal para a validação de modelos de biofilmes, sendo para tal necessário um desenvolvimento de ferramentas na área da análise de imagem que ainda não foi explorado.

Por fim, a apresentação focará nas perspectivas para o futuro para a progressão da modelagem matemática de biofilmes e aplicação a novas áreas de grande potencial.

Postado por:Ana Carolina

terça-feira, 20 de abril de 2010

Ansiedade

Na hora da prova!.E pra saber a nota!??.Aí meu Deus sempre bate aquele frio na barriga!!!
Gente não é fácil,por isso resolvi fazer essa postagem para mostrar o quanto nós estudantes sofremos com a ansiedade, ela não surge na vida da pessoa por uma escolha. Acredita-se que vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes causas desses sintomas. Além disso, existem causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais. Ansiedade é um estado emocional que se adquire como consequência de algum ato.Olha só os sintomas:

Conforme a sintomatologia, a ansiedade pode ser classificada em vários transtornos, mas sempre quando há um grau patológico, definido como aquele que causa interferência nas atividades normais do indivíduo.A ansiedade em níveis muito altos, ou quando apresentada com a timidez ou depressão, impede que a pessoa desenvolva seu potencial intelectual. O aprendizado é bloqueado e isso interfere não só no aprendizado da educação tradicional, mas na inteligência social. O indivíduo fica sem saber como se portar em ocasiões sociais ou no trabalho, o que pode levar a estagnação na carreira.

É..meus caros leitores nós realmente sofremos!


Postado por:Ana Carolina