sábado, 13 de fevereiro de 2010

Tomar remédios com leite pode alterar o efeito da medicação



O Leite é um alimento e, por isso, estimula a produção de sucos digestivos. Vários medicamentos podem perder seus efeitos ao serem degradados pelo suco gástrico liberado pelo organismo. Além disso, leite contém cálcio e outros nutrientes que podem promover a perda do efeito terapêutico pela inativação química (quelação), reação comum entre essa bebida e a tetraciclina.
Muitas pessoas também têm o costume de ingerir antiácidos antes de tomar remédios que irritam o estômago. Esse hábito pode cortar totalmente o efeito do medicamento, pela diminuição da absorção do princípio ativo ou pela absorção junto deste de componentes dos antiácidos.


Fonte: Ministério da Saúde

Link: http://www.anvisa.gov.br/DIVULGA/noticias/2005/070105_2_4.htm


*É comum muita gente adotar o hábito de tomar o comprimido com leite na tentativa de proteger o estômago da agressão provocada pela química do remédio. Como já foi dito, o leite pode cortar o efeito de alguns medicamentos, como é o caso de antibióticos, pois ele irá fazer com que o estômago libere o suco gástrico, que poderá anular a ação do medicamento. Porém, existe aguns medicamentos, como os anti-inflamatórios, que são aconselhados para serem tomados com leite, pois o estômago será preparado para receber o comprimido, evitando que dores apareçam. É sempre importante que o médico, havendo necessidade, indicar ao paciente a melhor forma de tomar o medicamento.


Fique Ligado!

Postado Por: Mykaelle Costa

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A Patologia na Enfermagem


A Patologia é basicamente o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados, voltada para o estudo das alterações estruturais e funcionais da célula, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.

A enfermagem é importante pelo uso de técnicas microbiológicas, imunológicas e exames moleculares. A patologia tenta explicar as razões e a localização dos sinais e sintomas manifestados pelos pacientes, enquanto fornece uma base para os cuidados clínicos e a terapia.

Postado Por: Mykaelle Costa

Professor de Patologia - Flávio Furtado




Flávio Furtado é Professor de Patologia da Faculdade Leão Sampaio..Um homem engraçado, competente e um pouco maluquinho (risos).As suas aulas são sempre divertidas, educativas e dinâmicas.E, não poderíamos esquecer do seu andado que é muito engraçado e curioso. Foi ele quem nos 'convidou' a criar esse blog para aprender e compartilhar conhecimentos da Patologia, com o objetivo de melhorar o aprendizado dessa disciplina durante esse semestre.

Esperamos aprender muito com ele!!!

Postado por: Mykaelle Costa