sábado, 22 de maio de 2010

Genoma Artificial Provoca Debate Ético


Brasília - O anúncio da criação de uma célula de bactéria com genoma artificial pela equipe de cientistas do instituto criado pelo biólogo Craig Venter provocou reações diversas do governo dos Estados Unidos (EUA) e de representantes da Igreja Católica. Para a ciência, a descoberta dos norte-americanos significou um avanço com múltiplas aplicações potenciais, que deve permitir a compreensão dos mecanismos da vida. Por outro lado, autoridades católicas italianas expressaram perplexidade e preocupação diante do fato.
O presidente Barack Obama pediu que conselheiros especializados em biotecnologia do país façam uma análise detalhada das implicações da tecnologia. Segundo Obama, a Comissão Presidencial para o Estudo de Questões Bioéticas deve considerar o potencial médico, ambiental, de segurança e outros benefícios desse campo de pesquisa, assim como seus riscos potenciais.

O estudo da primeira célula sintética foi divulgado na revista especializada Science pelos cientistas do J. Craig Venter Institute (JCVI), na quinta-feira. Ontem, o bispo Domenico Mogavero, presidente da Comissão para Assuntos Jurídicos da Conferência Episcopal Italiana, classificou a pesquisa como um "devastador salto ao desconhecido". "O homem vem de Deus, mas não é Deus. Ele é humano e tem a possibilidade de dar a vida procriando, e não construindo-a artificialmente", acrescentou, em entrevista ao jornal italiano La Stampa. Em seu discurso, o religioso se referiu às inúmeras aplicações do novo método, entre eles, a produção de organismos artificiais, no futuro.


Por outro lado, o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, foi bastante prudente ao falar sobre o assunto. "É preciso esperar para sabermos mais sobre essa descoberta", afirmou. O monsenhor Rino Fischella, principal bioeticista do Vaticano, também foi mais prudente: "É uma grande descoberta científica. Agora temos de entender como ela será implementada no futuro".

Consulta - Questionado sobre a possibilidade de estar "brincando de Deus", Venter disse que a afirmação tem sido umclichê toda vez que uma descoberta do tipo é divulgada. O cientista enfatizou ainda que o estudo não criou a vida do zero, mas a partir de uma outra já existente, por meio de um DNA artificial, que reprogramou as células.

De acordo com as declarações do biólogo, inúmeros especialistas na área de ética foram consultados pela equipe antes que o trabalho fosse iniciado. Ainda segundo ele, o próprio governo norte-americano foi informado do conteúdo do estudo, devido às implicações de segurança, já que a técnica poderia ser usada para sintetizar armas biológicas.

No entendimento do presidente Barack Obama, a comissão presidencial que discutirá a criação da célula com genoma artificial deve criar recomendações. O intuito, segundo ele, é "garantir que os Estados Unidos colham os benefícios dessa área científica enquanto identificam os limites éticos e diminuem os riscos". O grupo formado pelo presidente deve se reunir para uma primeira audiência já na próxima semana.

As reações já eram esperadas por Venter. Ele declarou que ele e a equipe se envolveram por completo no estudo, porém, o foco também estava no direcionamento correto da invenção. "Esperamos ansiosos pelas revisões do trabalho e constante diálogo sobre as importantes aplicações desse trabalho", afirmou na ocasião da divulgação do estudo.

Referência:www.diariodepernambuco.com.br
Postado por: Mayara Amanda

terça-feira, 18 de maio de 2010

Desenvolvimento Sustentável

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Então nos perguntamos: O que é preciso fazer para alcançar o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVIL?

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Postado Por: Mykaelle Costa

domingo, 16 de maio de 2010

Sonda-me e Usa-me



Sonda-me, senhor, e me conhece,
Quebranta o meu coração
Transforma-me conforme a Tua palavra
E enche-me até que em mim se ache só a Ti
Então... usa-me, Senhor, usa-me...

Como um farol que brilha à noite
Como ponte sobre as águas
Como abrigo no deserto
Como flecha que acerta o alvo
Eu quero ser usado, da maneira que Te agrade
Em qualquer hora e em qualquer lugar,
Eis aqui a minha vida
Usa-me, senhor, usa-me...

Sonda-me, quebranta-me
Transforma-me, enche-me, e usa-me, ( Senhor)

Nós sempre devemos sentir o desejo de ser usado pelo Senhor, pois só Ele sabe o que é melhor para as nossas vidas. As coisas do mundo são passageiras mas a palavra e o amor do Senhor é para sempre. Amém!!!

Referência: Aline Barros
Postado por: Mayara Amanda