No âmbito da engenharia biológica os biofilmes são utilizados em certos bioprocessos, em particular para o tratamento de efluentes, aproveitando a capacidade natural dos microorganismos de formar agregados para produzir processos mais eficientes. Nesta apresentação serão explicados a nível introdutório os processos físicos e biológicos envolvidos na formação e crescimento de biofilmes.
A modelagem matemática, que consiste na representação desses processos físicos sob a forma de equações e a sua implementação em programas de computador para simulações dinâmicas 2D e 3D será introduzida. Um exemplo simples da modelagem do reactor Biofilm Airlift Suspension (BAS) desenvolvido em Delft, Holanda, para tratamento de efluentes da indústria vai ser utilizada para demonstrar a utilidade de modelos 2D/3D para descrever alterações na eficiência do biofilme que não são possíveis de descrever utilizando modelos 1D exclusivamente.
A utilização da microscopia confocal como modo de obter informação 3D do desenvolvimento de biofilmes em laboratório será mostrada. Esta técnica constitui uma fonte de dados ideal para a validação de modelos de biofilmes, sendo para tal necessário um desenvolvimento de ferramentas na área da análise de imagem que ainda não foi explorado.
Por fim, a apresentação focará nas perspectivas para o futuro para a progressão da modelagem matemática de biofilmes e aplicação a novas áreas de grande potencial.
Postado por:Ana Carolina
Nenhum comentário:
Postar um comentário