sexta-feira, 23 de abril de 2010

Biofilmes!.Você sabe o que é?

Bem!.Os biofilmes são agregados microbianos que se desenvolvem espontaneamente em qualquer superfície sólida em condições fisiológicas adequadas. Esta agregação de microorganismos em biofilmes tem grande importância em várias atividades humanas como a saúde e a indústria.

No âmbito da engenharia biológica os biofilmes são utilizados em certos bioprocessos, em particular para o tratamento de efluentes, aproveitando a capacidade natural dos microorganismos de formar agregados para produzir processos mais eficientes. Nesta apresentação serão explicados a nível introdutório os processos físicos e biológicos envolvidos na formação e crescimento de biofilmes.

A modelagem matemática, que consiste na representação desses processos físicos sob a forma de equações e a sua implementação em programas de computador para simulações dinâmicas 2D e 3D será introduzida. Um exemplo simples da modelagem do reactor Biofilm Airlift Suspension (BAS) desenvolvido em Delft, Holanda, para tratamento de efluentes da indústria vai ser utilizada para demonstrar a utilidade de modelos 2D/3D para descrever alterações na eficiência do biofilme que não são possíveis de descrever utilizando modelos 1D exclusivamente.

A utilização da microscopia confocal como modo de obter informação 3D do desenvolvimento de biofilmes em laboratório será mostrada. Esta técnica constitui uma fonte de dados ideal para a validação de modelos de biofilmes, sendo para tal necessário um desenvolvimento de ferramentas na área da análise de imagem que ainda não foi explorado.

Por fim, a apresentação focará nas perspectivas para o futuro para a progressão da modelagem matemática de biofilmes e aplicação a novas áreas de grande potencial.

Postado por:Ana Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário