terça-feira, 15 de junho de 2010

GAGUEIRA NÃO TEM GRAÇA TEM TRATAMENTO




Causas que provocam a gagueira:
A gagueira é normalmente considerada uma disfunção da fala. A gagueira é, na verdade, uma condição extremamente complexa que envolve mais do que a repetição das palavras, prolongamento das sílabas e outras "disfunções" da fala. A gagueira afeta a pessoa como um todo e é mais adequadamente descrita como uma combinação de disfunções de fala, comunicação e comportamento.

No desenvolvimento infantil há uma necessidade de definição de lateralidade, mas nem todas as crianças conseguem realizar esta definição. Algumas se tornam canhotas auditivas, pois utilizam preferencialmente seu ouvido esquerdo na escuta das mensagens e conseqüentemente se ouvem também com o ouvido esquerdo. Estas crianças crescem com uma indefinição de lateralidade que lhes acompanha durante toda a vida.

O gago ao falar controla a própria voz com o ouvido esquerdo e a sua emissão vocal não é bem direcionada, ora fala com o lado direito , ora com o lado esquerdo. Esta hesitação interfere na fluência verbal prejudicando o ritmo natural da fala. Se observarmos os movimentos da boca durante a fala destas pessoas percebemos uma gesticulação inquieta e indecisa , onde a voz passeia pelos lábios procurando por qual lado prefere sair,nestes poucos segundos as sílabas se repetem por mais de uma vez, formando a fala hesitante e repetitiva de uma pessoa que apresenta gagueira.

O Centro especializados ajuda este indivíduo a definir sua lateralidade auditiva e facial, o caminho de sua voz será único e certeiro, como uma flecha apontada para uma única direção. Desta maneira a emissão vocal é mais rápida e a fluência é contínua, evitando a repetição de sílabas e eliminando a gagueira.

Como funciona o tratamento para gagueira:

O tratamento consiste em sessões que estimulam a audição, privilegiando a escuta com o ouvido direito, Ouvido Diretor, que ao encaminhar a mensagem para o lado esquerdo do cérebro, faz com que a mensagem atinja o hemisfério da linguagem. Desta maneira o caminho é mais curto e mais rápido evitando a perda de tempo que leva ao problema de temporalização, problema central da gagueira. Temporalização significa o tempo que o cérebro leva para elaborar a linguagem e transmiti-la através da emissão vocal que aparece de uma forma descontrolada.

Estatísticas

1% da população adulta gagueja. 80% dos adultos que sofrem de gagueira são homens.

Reação ao stress

Todos nós reagimos ao stress de diferentes maneiras, mas quase todos os gagos têm algo em comum quando reagem ao stress: os músculos das cordas vocais contraem-se. Isto explica porque a gagueira piora quando a pessoa está sob pressão.



postado por:Edgler C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário