sexta-feira, 5 de março de 2010

Meningite






O que é meningite?

Meningite é uma infecção dos tecidos (denominados “meninges”) que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

O que causa meningite?

Vários tipos diferentes de vírus e bactérias (germes) podem causar meningite. Para verificar se alguém está com meningite e saber qual o germe que causou a doença, coleta-se uma amostra do líquido da espinha, geralmente por punção lombar.

Quais tipos de bactérias podem causar meningite?

Neisseria meningitidis são bactérias que podem provocar a doença em pessoas de todas as idades. Em qualquer momento da vida, cerca de 5 a 15% das pessoas têm estas bactérias na garganta ou nariz, porém não ficam doentes. As bactérias são transmitidas pela saliva (cuspe) através do beijo, do compartilhamento de alimentos, de bebidas ou de cigarros, assim como por contato próximo a pessoas infectadas que estejam tossindo ou espirrando. As pessoas que tiveram contato íntimo com a saliva de alguém com meningite causada por este tipo de bactéria podem necessitar de tratamento com medicamentos antibióticos para se proteger. A meningite causada por estas bactérias é chamada “meningocócica”. Existem vacinas que podem ser aplicadas para ajudar na prevenção deste tipo de meningite.
As bactérias Haemophilus influenzae tipo b, chamadas Hib, também podem causar meningite. Existe uma vacina chamada
“vacina Hib” que evita a doença por Hib em bebês muito novos e em crianças pequenas. A maioria dos adultos é resistente a este tipo de meningite e, graças à vacina, a maioria das crianças com menos de cinco anos de idade ficam protegidas.
Determinadas pessoas que estiveram em contato íntimo com a saliva de pessoas com meningite causada por este tipo de bactéria podem necessitar de um antibiótico para se proteger.
Streptococcus pneumoniae são bactérias que provocam infecções nos pulmões e no ouvido, mas também podem causar a meningite “pneumocócica”. Estas bactérias são geralmente encontradas na garganta. A maioria das pessoas que têm estas bactérias na garganta continua saudável. No entanto, indivíduos com problemas crônicos de saúde ou com o sistema imune enfraquecido, assim como os muito jovens ou muito velhos, apresentam maiores riscos de contrair a meningite pneumocócica.
A meningite causada pelo Streptococcus pneumoniae não é transmitida de pessoa para pessoa. As pessoas em contato próximo com alguém que tenha meningite pneumocócica não necessitam tomar antibióticos.
Outras bactérias também podem causar meningite, mas as meningites provocadas por estas outras bactérias são menos comuns e geralmente não são contagiosas.

E os vírus?

A meningite viral, também chamada de meningite asséptica, é bem mais freqüente que a meningite bacteriana. Um grupo de vírus chamados enterovírus constitui a causa mais comum de meningite viral. Os enterovírus encontram-se na garganta e fezes de pessoas infectadas. Estes vírus têm maior possibilidade de ser disseminados quando as pessoas não lavam as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas ou lençóis sujos e depois levam as mãos à boca, preparam alimentos para outras pessoas ou tocam em outras pessoas com os dedos contaminados. Estes vírus podem também ser transmitidos por contatos pessoais íntimos, comuns entre membros de uma mesma família.
Muitos enterovírus não fazem com que as pessoas se sintam muito mal. Outros podem provocar apenas diarréia branda ou vômitos. Em geral, as pessoas com meningite viral ficam menos enfermas do que aquelas com meningite bacteriana e se curam espontaneamente. As pessoas em contato íntimo com pacientes portadores de meningites virais não necessitam de tratamentos com antibióticos. Entretanto, deverão lavar as mãos freqüentemente com água morna e sabão, ou usar produtos para limpeza das mãos à base de álcool ou gel de álcool para evitar a transmissão desses vírus. Normalmente, ocorrem mais casos de meningite viral no fim do verão e no começo do outono.

Quais são os sintomas de meningite?

Os sintomas de meningite podem surgir repentinamente. Febre, dores de cabeça fortes e constantes, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos, assim como erupções na pele, todos estes podem ser sinais de meningite. Mudanças de comportamento como confusão, sonolência e dificuldades para acordar podem também ser sintomas importantes. Em alguns recém-nascidos e lactentes, os únicos sinais podem ser irritação ou cansaço e falta de apetite. Bebês com meningite geralmente têm febre, mas isto nem sempre ocorre. Sempre que alguém apresentar ou observar esses sintomas deve procurar imediatamente um profissional da saúde.

Como a meningite é transmitida?


Muitos dos vírus que causam meningite podem ser transmitidos pela saliva ou pelas fezes. As bactérias que causam meningite são geralmente transmitidas de pessoa para pessoa pelo contato com saliva infectada. A maioria das pessoas pode já ter imunidade (proteção natural) contra muitos desses germes.

Como é possível evitar a meningite?

Se uma pessoa ficar exposta à saliva de alguém com meningite causada por certos tipos de bactéria, os médicos sanitaristas (especialistas em saúde pública) ou o seu profissional da saúde pode receitar um antibiótico para prevenção da doença.
O hábito de lavar as mãos freqüentemente com água e sabão ou de usar produtos para a limpeza das mãos à base de álcool ou gel de álcool pode ajudar a interromper a disseminação de muitos vírus e bactérias. Ao evitar compartilhar alimentos, bebidas, pratos, copos e talheres, estaremos também ajudando a interromper a transmissão dos germes.
Existem cinco vacinas que podem auxiliar na prevenção da meningite:
• A vacina contra Haemophilus influenzae (Hib) é normalmente aplicada aos 2 meses, 4 meses, 6 meses e entre 12 e 15 meses de idade. O número total de doses depende da idade em que a série de vacinações começou. Crianças com mais de cinco anos de idade em geral não necessitam tomar esta vacina. No entanto, adultos e crianças mais velhas com problemas de saúde especiais devem ser vacinados.
• A vacina conjugada pneumocócica 7-valente (PCV7) – composta por sete sorotipos – é recomendada para todas as crianças com menos de 24 meses de idade e para determinadas crianças sob alto risco com 24 a 59 meses de idade. Em geral é administrada aos 2 meses, 4 meses, 6 meses e entre 12 e 15 meses de idade. O número total de doses depende da idade em que a série de vacinações começou.
• A vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (PPV23) – composta por vinte e três sorotipos – é aplicada em indivíduos de alto risco com dois anos de idade ou mais. (Crianças sob alto risco com menos de cinco anos de idade devem receber também a vacina PCV7.) Esta vacina é também recomendada para todas as pessoas com 65 anos de idade ou mais.
• A vacina polissacarídica meningocócica protege contra quatro tipos dos 13 sorogrupos (subgrupos) de N. meningitidis que causam formas sérias da doença. Foi aprovada para ser administrada a pessoas com dois ou mais anos de idade e confere proteção durante cerca de três a cinco anos.
• A vacina conjugada meningocócica também protege contra quatro tipos dos 13 sorogrupos (subgrupos) de N.
meningitidis que causam formas sérias da doença. Foi aprovada para ser administrada a pessoas com 11 a 55 anos de idade e espera-se que possa diminuir a transmissão da doença e conferir proteção mais duradoura.
As vacinas antimeningocócicas são agora recomendadas para crianças com 11 a 12 anos de idade, para adolescentes por ocasião da matrícula no segundo grau (15 anos de idade) e para primeiranistas ou estudantes recém-matriculados em faculdades/universidades e que vivem em dormitórios ou outras instalações /alojamentos universitários que congregam pessoas. Outros grupos de pessoas sob alto risco incluem todos os portadores de lesões no baço ou que tiveram que remover o baço, os que viajam para países onde a doença meningocócica é muito comum e os que estiveram expostos à doença meningocócica durante uma epidemia. Crianças e adultos portadores de uma doença hereditária do sistema imune denominada deficiência de componentes terminais do sistema complemento também devem receber a vacina.

Referências:http://www.mass.gov

Postado por: Mayara Amanda

2 comentários:

  1. eu acho muito confuso a questao do tempo de imunidade da vacina contra meningite, cada site define um tempo alguns diz que e dois anos outros que e dez anos a pessoa fica confusa

    ResponderExcluir
  2. Er muito interessante estuda ?os tipos de patologia e as suas origem ,causas .mas, ester assunto e msn..muito confuso

    ResponderExcluir