quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Caso clínico de Crohn

Olá caros leitores, hoje estava em um hospital por problemas de saúde na família, e acabei conhecendo uma senhora de 86 anos de idade que começou a conversar comigo me contando sua história.

Ela me relatou que tinha sido operada, aos 85 anos, para retirada de uma parte do intestino que estava muito inflamado porque tinha uma doença chamada Crohn. Na hora escutei o relato dela, da força de vontade pela idade que tinha, mas não sabia o que era exatamente essa doença. Então resolvi pesquisar.

Descobri que é uma doença crônica inflamatória intestinal, que atinge geralmente o íleo e o cólon (mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal). Muitos danos são causados por células imunológicas que atacam uma ou mais partes dos tecidos tubo digestivo, mas não há certeza de etiologia autoimune. Os sintomas e tratamentos dependem do doente, mas é comum haver dor abdominal, diarréia, perda de peso e febre. Atualmente não há cura para esta doença, no entanto os tratamentos permitem alívio dos sintomas e melhoria de qualidade de vida.

A Doença de Crohn é uma das principais doenças inflamatórias intestinais. Seu tratamento depende da localização, severidade da doença, complicações e resposta aos tratamentos anteriores. Pretende-se reduzir a inflamação, corrigir deficiências nutricionais e aliviar os sintomas. O tratamento pode incluir medicação, complementos nutricionais, cirúrgia ou a combinação das três. Os fármacos mais usados são imunodepressores como aminosalicilatos, corticosteróides. A cirúrgia com excisão das regiões mais afetadas melhora o prognóstico dos casos mais graves.


Postado por: Mykaelle Costa

Fonte: http://www.medicinaealimentacao.com/?id=586&Doenca-de-Crohn-Doenca-de-Cron

Nenhum comentário:

Postar um comentário