sexta-feira, 20 de agosto de 2010

GRAVIDEZ ECTÓPICA


O que é?

Gravidez ectópica é a gestação que ocorre fora da cavidade uterina.

O que causa?

As causas incluem todos os fatores que retardam ou impedem a passagem do ovo para a cavidade uterina. Podem ser:


fatores mecânicos, como as causas inflamatórias e suas conseqüências, os tumores ou anormalidades do desenvolvimento das trompas e as cirurgias sobre as trompas
fatores funcionais, que agem diminuindo a motilidade das trompas. Incluem o fumo,
o próprio processo de envelhecimento e drogas hormonais como as indutoras da ovulação e a progesterona usada em mini-pílulas, a pílula do dia seguinte e o DIU contendo progesterona
.

Como se desenvolve?

A grande maioria das gestações ectópicas ocorre nas trompas. Na maior parte das vezes se localiza nas porções distais, principalmente na ampola.

A gravidez ectópica geralmente sofre interrupção (ruptura) entre 6 e 12 semanas, dependendo do local onde está implantada, sendo tanto mais precoce quanto menor o calibre da luz tubária do segmento em que estiver implantada.

Como se faz o diagnóstico?

A gravidez ectópica pode representar uma emergência cirúrgica, portanto seu diagnóstico precoce é essencial. Na gravidez ectópica não interrompida, a paciente pode não ter sintomas ou ter sintomas mínimos.

Alguns exames podem ser realizados para diferenciar a gestação ectópica de outras doenças, tais como ameaça de aborto, gestação normal, infecções das trompas, apendicite, cisto de ovário torcido.

Os exames comumente solicitados são testes para confirmar a gravidez, exames de sangue para determinar a perda sanguínea e a presença de infecção e a ecografia pélvica transvaginal.

Podem ser necessários outros exames como a punção do fundo de saco vaginal com agulha grossa para determinar a presença de sangue dentro da cavidade abdominal e a realização de uma laparoscopia diagnóstica.

O que se sente?

Os sinais e sintomas clássicos são:


história de atraso menstrual seguida por sangramento vaginal anormal
dor pélvica ou abdominal de intensidade variável
presença de massa palpável dolorosa em região de anexos (trompas e ovários).

Quando ocorre ruptura da gravidez ectópica, há uma hemorragia importante para dentro da cavidade abdominal, com a ocorrência de dor abdominal de intensidade variável, de tonturas, dor no pescoço, ombro e desmaio.

Como se trata?

O tratamento pode ser expectante naqueles casos onde a gravidez ectópica se localiza na trompa e ainda não rompeu, mede menos de 4 cm, não se constata a presença de batimentos cardíacos fetais e os níveis hormonais estão diminuindo.

O tratamento cirúrgico, que em alguns casos pode ser conservador, preserva a trompa e geralmente é realizado por laparoscopia, sendo a laparotomia uma medida muitas vezes salvadora em uma paciente com comprometimento hemodinânico (porque já houve sangramento importante para dentro da cavidade abdominal - sangramento oculto).

Como se previne?

A prevenção da gravidez ectópica inclui fundamentalmente o tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, o uso de métodos anticoncepcionais adequados e a prática de sexo seguro.




Postado por:Edgler C.

9 comentários:

  1. Eu gostei muito dessa matéria, eu tive esse tipo de gravidez e foi só a cirugia mesmo q resolveu meu problema, hoje garças a Deus estou ótima e esperando pra ter a próxima grávidez com muita tranqulidade.

    ResponderExcluir
  2. Clei
    Passei por isso, tive que tirar a trmpa do lado esquerdo, quero saber se é possível engravidar.

    ResponderExcluir
  3. no diA 2 de dezembro de 2010 descobri q estava gravida de 2 meses ao fazer um exame de rotina,visto q estava querendo engravidar a 3 anos e ñ consegui.....
    Tive q retirar a trompa esquerda,fiquei muito triste,mais tenho fé em Deus q vou conseguir engravidar de novo.
    Gostaria de saber se posso em gravidar de novo,mais em uma gestação normal?
    Espero obter uma resposta.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma resposta para todos esses comentários, eu tive gravidez ectopica, tirei a trompa do lado esquerdo, pensei que nunca mais engravidaria, mais por incrivel que pareça engravidei e tive uma gravidez muito tranquila, o que tenho a dizer é que não desistem nunca, pois é possível engravidar SIM, tenho uma menina linda......se chama Mariana, boa sorte a todas....

    ResponderExcluir
  5. Olá leitores, é possivel engravidar sim. A retirada de uma trompa não significa que não conseguirá engravidar. Continuem tentando e não desistam. Obg pela visita.

    ResponderExcluir
  6. gostei muito da materia pois teve conhecimento de muitas coisas q naum tinha nem ideia... engravidei e teve sta bendita gestaçao, passei por uma cirurgia, stou recuperando e j vou m preparar pra outra gravidez daqui um ano mais ou menos...se DEUS quizer

    ResponderExcluir
  7. rickecarol1905@hotmail.com eu tive essa gravides ja fiz a cirurgia e estou me recuperando bem daqui ano eu vou tenta em gravida de novo o que aconteceu comigo foi uma liçaõ nde vida

    ResponderExcluir
  8. minha madrasta tenhe fez a cerurgia sexta e esta muito mal achoq vao terq ver se naum tem mais algum problema.

    ResponderExcluir