sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Hérnia de Hiato

A hérnia de hiato caracteriza-se por uma fraqueza do músculo diafragma. Este músculo divide o abdómen do tórax, e é por um espaço neste músculo, conhecido por hiato esofágico, que o esófago penetra na cavidade abdominal. Devido ao alargamento deste espaço, uma parte do estômago desliza em direcção ao tórax, o que se denomina hérnia de hiato.
O maior inconveniente que a hérnia de hiato traz aos pacientes é a sua relação com o refluxo gastroesofágico. O refluxo se caracteriza pelo retorno do conteúdo do estômago (suco gástrico e alimentos) para o esófago. Como a mucosa (revestimento interno) do esófago não está preparada para receber este tipo de conteúdo, já que este é muito ácido, ocorre uma inflamação do esófago, conhecida como esofagite.

O tratamento da hérnia de hiato pode ser clínico ou cirúrgico, na dependência do tamanho da hérnia de hiato e da intensidade do refluxo gastroesofágico.



Numa hérnia do hiato por deslizamento, a ligação entre o esôfago e o estômago e também uma porção deste, que normalmente estão por baixo do diafragma, protraem para cima dele.
Numa hérnia do hiato paraesofágica, a ligação entre o esôfago e o estômago está na sua posição normal por baixo do diafragma, mas uma porção do estômago é empurrada para cima até atravessar o diafragma e situar-se ao lado do esôfago.
A causa da hérnia do hiato é normalmente desconhecida. Pode tratar-se duma deficiência congênita ou ser consequência duma lesão.
Saiba mais....

Nenhum comentário:

Postar um comentário