quarta-feira, 23 de novembro de 2011

25 de novembro - Dia Nacional do Doador de Sangue



No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data que serve para incentivar a população a dirigir-se até os hemocentros e realizar esse ato de solidariedade. Se você ainda não é um Doador, corra logo ao Hemocentro de sua cidade e cadastre-se, seja um doador, salve vidas!!!

Saiba mais....

Como é a doação?

Ao chegar, a pessoa passa por uma entrevista e é submetida ao teste de Hemoglobina ou micro-hematócrito (para verificar se o doador está com anemia), verificação dos sinais vitais (pressão arterial, batimento cardíaco e temperatura). Não havendo problemas, a pessoa estará habilitada para doar.

Condições para doar sangue

Estar em boas condições de saúde, apresentar documento de identidade original ou documento com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar no mínimo 50 kg, ter descansado no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas, não estar gripado ou com febre e nem estar grávida ou amamentando e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 6 horas.

Interessante você saber que:

A doação não traz risco à saúde, uma vez que todo material utilizado é descartável, a mulher em período menstrual pode doar, desde que não esteja sentindo cólicas, dor de cabeça ou com fluxo muito grande.

Quem doa sangue uma vez não é obrigado a doar sempre, mas pode doar quantas vezes quiser.

Intervalo mínimo entre as doações:

Homens - 60 dias e no máximo 4 vezes ao ano;

Mulheres - 90 dias e no máximo 3 vezes ao ano.

FAÇA PARTE DESSE GRUPO - SEJA UM DOADOR.


fonte:http://www.agencia.ac.gov.br

Em parceria com o Ministério da Saúde. www.saude.gov.br/


Mykaelle Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário