sábado, 27 de fevereiro de 2010

Albinismo





Conceituação

O albinismo é uma condição de natureza genética em que há um defeito na produção pelo organismo de melanina. Este defeito é a causa de uma ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pêlos do animal afetado. Também aparecem equivalentes do albinismo nos vegetais, em que faltam alguns compostos corantes, como o caroteno. É uma condição hereditária que aparece com a combinação de genes que são recessivos nos pais.
Os principais tipos de albinismo são os seguintes:
1. Oculocutâneo (completo ou total) - em que todo o corpo é afetado;
2. Ocular - somente os olhos sofrem da despigmentação;
3. Parcial - o organismo produz melanina (ou corantes, se no vegetal) na maior parte do corpo, mas em outras partes isto não ocorre como, por exemplo, nas extremidades superiores.

Descrição da doença


Uma pintura do século XIX, onde família é exibida como uma curiosidade popular.
Nos indivíduos comuns/médios o organismo transforma um aminoácido chamado tirosina na substância conhecida por melanina. Para que haja produção de melanina devem ocorrer uma série de reações enzimáticas (metabolismo) por meio dos quais se opera a transformação do aminoácido Y (chamado tyr) em melanina, por intermédio da acção da enzima tirosinase.
Os indivíduos que padecem de albinismo têm este caminho metabólico interrompido, já que sua enzima tirosinase não apresenta nenhuma actividade (ou esta é tão pequena que é insuficiente), de modo que a transformação não ocorre e tais indivíduos ficarão sem pigmentação.

Papel da melanina

A melanina se distribui por todo o corpo, dando cor e proteção à pele, cabelos e à íris dos olhos. Quando o corpo é incapaz de produzir esta substância, ou de distribuí-la por todo o soma, ocorre a hipopigmentação, conhecida por albinismo.

Graus de albinismo

O albinismo completo se apresenta quando a carência da substância corante se percebe na pele, no cabelo e nos olhos, sendo conhecido como albinismo oculo-cutâneo ou tiroxinase-negativo. Estes indivíduos apresentam a pele e os pêlos de cores branca, e os olhos de tom rosado. Sofrem de transtornos visuais, fotofobia, movimento involuntário dos olhos (nistagmus) ou estrabismo e, em casos mais severos, podem chegar à cegueira. A exposição ao sol não produz o bronzeamento, além de causar queimaduras de graus variados.
No albinismo ocular, uma versão menos severa deste transtorno, apenas os olhos são afetados. Nesta variedade do albinismo a cor da íris pode variar de azul a verde e, em alguns casos, castanho-claro - e cuja detecção se dá mediante exame médico. Nestes casos a fóvea (responsável pela acuidade visual, no olho) tende a desenvolver-se menos, pela falta da melanina, que cumpre um papel central no desenvolvimento do olho, nos fetos.

Os filhos da lua


Os albinos sofrem conseqüências devido a falta de proteção contra a luz solar especialmente na pele e nos olhos. Assim muitos preferem a noite para desenvolvimento de suas atividades, daí o nome filhos da lua. Muitos albinos humanos sofrem dificuldades de adaptação social e emocional.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Albinismo

Postado por: Mayara Amanda

4 comentários:

  1. eu gostaria de ter uma pele albina como posso conseguir tem alimentos que clareia a pele?

    ResponderExcluir
  2. MEU FILHO NASCEU ALBINO, GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM TRATAMENTO PRA PELE DO ALBINO SE TEM COMO ESCURECER A PELE O NORMAL E ONDE EXISTE ESSE TRATAMENTO. POR QUE O MICHAEL JACKSON CONSEGUIU MUDAR A COR DA SUA PELE POR ISSO TENHO CURIOSIDADE DE SABER SE UM ALBINO PODE MUDAR A COR DA SUA PELE TBM

    ResponderExcluir
  3. Viviana, o Albinismo não tem tratamento, só para prevenir as complicações,como por exemplo proteger a pele e os olhos dos raios solares. O Michel Jackson se submeteu a um tratamento por causa do vitiligo, uma doença onde se perde a pigmentação da pele aos poucos. Ele já estava com quase todo o corpo tomado por essa doença. Para uniformizar o tom de pele e ficar obviamente branco, os médicos o trataram com substâncias que clareavam as partes do corpo manchadas. Tratamento com drogas fortes e laser.

    ResponderExcluir
  4. Patricia!! em quanto muitos albinos querem ser pretos vc. quer branquerar!! saiba que o preconceito e enorme eu sou albino e tenho que matar 10 leões por dia para tenta fazer a sociedade me aceitar.

    ResponderExcluir