quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pigmentação Exógena

Entende - se por Pigmentação Exógena, quando a origem do pigmento é externa ao corpo.

A Pigmentação Exógena pode ser dividida nos seguintes tipo:

  • ANTRACOSE: pigmentação por sais de carbono. Comum sua passagem pelas vias aéreas, chegando aos alvéolos pulmonares e ao linfonodos regionais por intermédio da fagocitose do pigmento. A antracose em si não gera grandes problemas, mas sua evolução pode originar disfunções pulmonares graves, principalmente em profissionais que constantemente entram em contato com a poeira de carvão. Cor: varia do amarelo-escuro ao negro.
  • SIDEROSE: pigmentação por óxido de ferro. Cor: ferrugem
  • ARGIRIA: pigmentação por sais de prata. Geralmente é oriunda por contaminação sistêmica por medicação, manifestando-se principalmente na pele e na mucosa bucal. Cor: acinzentada a azul-escuro e enegrecida se a prata sofrer redução.
  • BISMUTO: Atualmente é rara de ser vista, sendo comum na terapia para sífilis. Cor: enegrecida.
  • SATURNISMO: contaminação por sais de chumbo. Cor: azulada ou negra, dependendo da profundidade do tecido onde se encontra. Na gengiva, a contaminação por sais de chumbo ou bismuto produz uma coloração negra denominada de LINHA DE BURTON.
  • TATUAGEM: feita por sais de enxofre, mercúrio, ferro e outros corantes. A fagocitose, feita por macrófagos, desses pigmentos pode provocar a transferência destes para linfonodos regionais. Cor: varia conforme o tipo de pigmento presente.



> As Pigmentações Exógenas são substâncias estranhas aos tecidos, provocando assim, as reações inflamatórias. Assim, esses agentes pigmentadores exógenos constituem, antes de mais nada, fatores de agressão, ao contrário dos agentes pigmentadores endógenos que são naturais do organismo.



Fonte: http://www.fo.usp.br/lido/patoartegeral/patoartepig2.htm

Postado por: Mykaelle Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário