As mitocôndrias são organelas celulares responsáveis pela respiração e tem como função a liberação de energia, e é por este motivo que se faz excessivamente presente orgãos que exercem grande atividade metabólica. Comparativamente são as usinas de energia da célula.
Mitocôndrias em vermelho e núcleo em azul
Diferente de outras organelas celulares as mitocôndrias apresentam seu próprio material genético que consiste em um DNA circular (próprio de bactérias). Por este motivo acredita-se que esta organela tenha se originado de relações endossimbióticas(um tipo de relação harmônica entre organismos em que ambos são altamente dependentes) com células procariotas, e que por algum motivo teria se adaptado a viver no interior de células fornecendo energia por meio de respiração aeróbica.
Apresenta duas membranas fosfolipídicas, uma externa lisa e outra interna que se dobra formando vilosidades, chamadas cristas. A região limitada pela membrana interna é conhecida como matriz mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomos e o DNA.
A mitocôndria é responsável por muitos processos catabólicos (processos envolvios na degradação de substâncias) fundamentais para a obtenção de energia, como a ß-oxidaçao de ácidos graxos, o Ciclo de Krebs e a cadeia respiratória.
Referência:biointerativa.com
Postado por: Mayara Amanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário