quinta-feira, 18 de março de 2010

Sorria, você está sendo assaltado!


Caros leitores, no último dia 11 de março de 2010 fui assaltada. Que pesadelo!
Foi um episódio já comum para nós estudantes. Voltando da Faculdade fui abordada por dois indivíduos (menores de idade) que levaram meu celular.



Muitas pessoas nessa hora iriam para casa e deixariam isso passar em branco, mas eu não. Fui além da palavra coragem, pois não podemos deixar essas situações passarem sem serem tomadas as devidas providências, temos que criar coragem e denuciar quem faz esse tipo de ação. Então, minutos depois do furto encontrei o Ronda do Quarteirão e contei o acontecido.



Entramos no local X para onde os indivíduos fugiram. Logo os encontramos entrando nas suas respectivas casas. Reconheci os dois e logo os policiais do Ronda agiram. Abordaram eles e encontraram meu celular no bolso de um dos infrassores. Então começou toda a parte mais constrangedora, ir a delegacia fazer o famoso Boletim de Ocorrência (BO). Resumindo, recuperei meu celular e os garotos menores de idade devem estar nesse momento cometendo mais furtos. ONDE VAMOS PARAR???

FISIOLOGICAMENTE FALANDO.....

Durante todos esses acontecimentos alguns processos bioquímicos estavam acontecendo...

Quando levamos um susto milhares de estruturas são liberadas em nossa corrente sanguínea. O nosso organismo, então, fica "turbinado", pronto para enfrentar a situação de perigo ou alerta. Me refiro principalmente a adrenalina, um estimulante natural.



LIBERAÇÃO DE ADRENALINA NA SITUAÇÃO DE PERIGO..
  • Atuação direta no Sistema Nervoso Simpático;
  • Coração: atuação nos receptores β (adrenérgico) aumentando a frequência e a força de contração cardíaca (↑ dos batimentos cardíacos);
  • Vasodilatação dos brônquios e pupilas;
  • Aumento da sudorese;
  • Aumento da frequência respiratória (hiperpnéia);
  • Devido a situação de perigo e a necessidade de CORRER, é preciso uma maior concentração de Oxigênio no corpo, sendo assim, a adrenalina é acionada aumentando os mecanismos de mobilização de triglicerídeos (gorduras) no tecido adiposo para produção de açúcar. O aumento da taxa de glicose no sangue permite a fermentação da glicose nos músculos;
  • Diminuição da liberação de insulina, para manter alto o nível de glicose no sangue;
  • Aumento a degradação do glicogênio;

Depois disso tudo....

Perguntar “Que País é esse?” é mesmo que perguntar: “Quem somos nós?”

Como disse Charles Chaplin: "Pensamos demasiadamente, sentimos muito pouco, necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e Tudo se perderá."

POSTADO POR: Mykaelle Costa

Um comentário:

  1. eita, situação! complicado mesmo... os problemas sociais são ainda muitos, e os relacionados à violência, acompanham.
    .
    O mundo em que o consumo ganha mais importância que o respeito aos outros. Em que se violenta uma pessoa para obter um objeto de consumo. Quais os fatores que se processam?
    Como solucionar as questões sociais?
    .
    Ficou bem legal a descrição fisiológica....
    parabéns.
    .

    ResponderExcluir