O que é glaucoma?
O olho humano produz, continuamente, um líquido (humor aquoso) para nutrição das estruturas do segmento anterior. Após cumprir sua função, este líquido deve ser drenado através de canais localizados no ângulo da câmara anterior, formado pela córnea e pela íris. Esse contínuo fluxo de entrada e saída de líquido confere um certo grau de pressão (normal) no interior do olho.
Produção e drenagem do humor aquoso
Qualquer obstrução no sistema de drenagem acarreta um represamento do humor aquoso dentro do olho, com conseqüente elevação da pressão intra-ocular. A hipertensão ocular, por sua vez, é nociva aos filamentos nervosos que formam o nervo óptico, que é o elemento condutor dos estímulos visuais do cérebro. Com o tempo, o nervo óptico vai se atrofiando e comprometendo a visão, de maneira irreversível. Os defeitos do campo visual iniciam-se nas porções periféricas e lentamente caminham para a região central. Freqüentemente o campo de visão torna-se tubular antes de desaparecer por completo.
Perda visual no glaucoma
Como é feito o diagnóstico?
Se o glaucoma caracteriza-se por hipertensão ocular, com atrofia do nervo óptico e gradativa perda de campo visual, o diagnóstico deve ser feito através da medida da pressão intra-ocular, exame minucioso do fundo-do-olho (principalmente da cabeça do disco óptico), e estudo do campo visual. Os dois primeiros são parte do exame oftalmológico e devem ser realizados rotineiramente. Já o exame de campo visual é solicitado quando existem evidências mais sugestivas de Glaucoma. Esses mesmos exames são utilizados no monitoramento dos pacientes sob tratamento.
De qualquer maneira, como usualmente não há sintomas e a chance de se desenvolver o Glaucoma aumenta com a idade, todas as pessoas acima de 45 anos devem submeter-se ao exame oftalmológico anualmente, principalmente se tiverem história de Glaucoma na famíla.
Referência:www.iobh.com.br
Postado por: Mayara Amanda de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário