quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pneumonia

É uma infecção do tecido pulmonar, que pode ser causada por bactérias, vírus e outros agentes, como aspiração de fumaça de fogueiras, engasgo com vômitos ou intoxicações.

Os pulmões são responsáveis pela troca de gases durante a respiração - nós absorvemos o oxigênio e liberamos o gás carbônico. Eles são formados por um tecido especial, que permite o fluxo de gases entre o meio ambiente e o nosso sangue. O sangue rico em oxigênio - que é fundamental para nossa vida – cai dentro do coração e é distribuído por todo o corpo; o sangue rico em gás carbônico, por sua vez, é eliminado pela nossa expiração. Os brônquios levam o oxigênio do ar aos nossos pulmões e eliminam o gás carbônico, pelo caminho inverso. Os brônquios são como uma árvore, possuem ramificações que vão se dividindo e se tornando cada vez menores. Quanto mais distante da boca, mais fino é o brônquio. Os pulmões contêm um revestimento delicado, chamado pleura e repousam sobre um músculo que o separa dos intestinos, fígado , estômago e outros órgãos.

1. SINTOMAS:
* Febre que pode ser elevada e persistente, com ou sem tosse;
* Tosse seca ou "cheia";
* Dor abdominal, Vômitos;
* Dor no peito;
* Ausência de febre e presença isolada de tosse;
* Cansaço e aperto no peito;
* Distensão do abdome;
* Palidez e desânimo;
* Pele arroxeada.

2. COMPLICAÇÕES:

* Gravidade geral do processo infeccioso, com anemia e infecção generalizada, o que ocorre principalmente em menores de 02 anos de idade;
* Insuficiência Respiratória, ou seja, cansaço grave, que pode ocorrer nos casos de derrame pleural (líquido que se acumula na pleura comprimindo o pulmão e dificultando a respiração) e nas pneumonias extensas, inclusive com necessidade de internação em UTI.

3. DIAGNÓSTICO:
A suspeita é feita através da história relatada pelos pais e através do exame físico. A ausculta nos fornece dados importantes, porém em bebês e crianças jovens podemos encontrar dificuldades, já que a criança pequena não consegue respirar profundamente para que façamos uma ausculta mais fiel. A Radiografia de Tórax é muito importante, bem como ultrassonografia ou tomografia computadorizada nos casos complicados.

4. TRATAMENTO:
O tratamento da PNEUMONIA depende da causa provável, da idade da criança e do quadro apresentado. Lactentes jovens são na maioria internados. Com a introdução de um antibiótico adequado, a maioria das crianças pode receber o tratamento em casa, desde que se administre a medicação prescrita nos intervalos corretos e que se faça o retorno regular ao consultório nos primeiros dias.

5. PREVENÇÃO:
A gripe pode ser uma porta para uma pneumonia. Pessoas gripadas, sempre que possível, devem ser isoladas das crianças, sobretudo dos bebês abaixo de 6 meses de vida. Sempre falamos no consultório da importância de se evitar freqüentar com bebês locais fechados onde se aglomeram pessoas, como bancos, supermercados e shoppings. Isso ocorre por conta de portadores de bactérias que não manifestam sintomas e transmitem doenças sem ao menos saber que estão colonizados por bactérias.
O segundo ponto de prevenção é tratamento de doenças que causam pneumonias, como refluxo, asma, e outros.
A prevenção com vacina até alguns meses atrás era feita apenas em crianças acima de 2 anos e enquadradas no que chamávamos de grupo de risco. Hoje entendemos as indicações por já dispormos de vacina que pode ser feita em crianças mais jovens. Dada a crescente resistência aos antibióticos entramos em consenso que seria melhor vacinar o maior número possível de crianças, principalmente crianças com história de alergia, sinusite, bronquite e as que já apresentaram pneumonia, além dos portadores de outras doenças que predispõem ao quadro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pneumonia
Ministério da saúde

Postado por:Ana Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário