terça-feira, 23 de novembro de 2010


Pacientes com colite ulcerativa grave, doença de Crohn, câncer de cólon ou trauma intestinal freqüentemente necessitam da criação cirúrgica de uma abertura, a partir da superfície corpórea até o trato intestinal, a fim de permitir a eliminação das fezes da porção intacta do intestino. Quando todo cólon, reto e ânus são removidos, é feita uma ileostomia ou abertura dentro do íleo. Se somente o ânus e o reto são removidos, uma colostomia pode oferecer acesso ao cólon. Em alguns casos, uma abertura temporária é feita para permitir cirurgia e cura de partes mais distais do trato intestinal.
Estes procedimentos podem provocar eliminação de fezes em consistência líquida. Para evitar os desconfortos prováveis é importante o cuidado com a alimentação.
Os pacientes submetidos a este tratamento devem receber algumas suplementações vitamínicas, principalmente de vitamina B12. Para desfrutar normalmente da alimentação e ter maior conforto, são necessários alguns cuidados, que irão sendo liberados com o passar do tempo. É importante evitar alimentos que produzem gases, além de utilizar alimentos pobres em resíduos para evitar a diarréia.
Constipação: e se o intestino não funcionar?
Não havendo nenhuma obstrução no ostoma, o intestino do colostomizado deve funcionar uma ou duas vezes ao dia. Se isto não acontecer, alguns alimentos ricos em fibras poderão auxiliar o funcionamento intestinal.






postado por :Edgler C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário