sábado, 30 de abril de 2011

É um distúrbio metabólico causado pela falta relativa ou absoluta de insulina no organismo. Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e tem a função de facilitar a absorção da glicose pelo organismo. Quando a insulina é produzida em quantidade insuficiente ou atua de forma inadequada, a glicose deixa de ser absorvida pelas células e acumula-se no sangue.A glicose que provém principalmente da alimentação, é o combustível do organismo, que circula na corrente sanguínea, mas que precisa da insulina para penetrar nas células do corpo. A insulina funciona neste processo como um bico injetor. Com a insuficiência da insulina ou inadequação da ação, os níveis de glicose aumentam e se concentram no sangue a taxas elevadas, caracterizando o diabetes. Em outras palavras, diabetes é o excesso de açúcar no sangue.
EXISTEM 2 TIPOS DE DIABETES

O TIPO 1 (insulino - dependente), é uma doença auto-imune: as células do sistema imunológico agridem as células produtoras de insulina destruindo-as, resultando na diminuição ou cessação da produção de insulina. As pessoas com este tipo de diabetes precisam aplicar injeções diárias de insulina, para controlar a doença, que em geral se inicia na infância ou na adolescência.

O TIPO 2 (não insulino-dependente), que atinge entre 80% e 90% dos diabéticos, ocorre na grande maioria dos casos entre os adultos. Neste tipo de diabetes a produção de insulina pelo pâncreas é normal, mas os tecidos do corpo se tornam resistentes à ação da insulina, impedindo a absorção da glicose pelo organismo, elevando, assim, a taxa de açúcar na corrente sanguínea.
SINTOMAS DA DOENÇA

Uma das características do diabetes é o fato de ser uma doença “silenciosa”. Uma proporção significativa dos doentes, que segundo alguns estudiosos pode chegar a 50% dos casos, não sabem que são diabéticos!

Por outro lado, basta um simples exame de sangue para detectar a doença. Ocorre que ainda nos países emergentes como o Brasil e mesmo nos países mais desenvolvidos como os Estados Unidos, a população não tem o hábito de fazer exames de saúde preventivos. No caso, recomenda-se que todas as pessoas façam exame de sangue anualmente.

Um dos principais sintomas do diabetes é a sede, que provoca o maior consumo de água, que provoca a produção de urina acima dos níveis de normalidade. O paciente se sente mais fraco, sente mais fome e pode apresentar uma inexplicável perda de peso, mesmo quando continua a se alimentar normalmente. Os pacientes referem indisposição e cansaço excessivo. Quando vários destes sintomas se apresentam simultaneamente, impõe-se a necessidade de exames visando identificar a elevação da dosagem de glicose no sangue.

TRATAMENTO

O tratamento deve ser prescrito pelo médico e sempre que possível apoiado por uma equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeira, nutricionista, psicólogo, educador físico, podólogo, todos com treinamento apropriado e atualizado no tratamento do diabetes. São poucos os doentes obviamente, que têm acesso a um tratamento multidisciplinar como este.Como seus níveis de glicose mudam dia a dia, o diabético tem de empenhar-se para controlar a doença. Hoje a própria pessoa com diabetes tem condições de fazer em casa a medição de sua glicemia e pedir orientação ao médico para tomar as providências cabíveis ao seu estado naquele momento.

Obs. O diabetes não tem cura. Através do controle dos níveis de glicose no sangue, os diabéticos podem evitar que a doença traga conseqüências mais graves. Se houver variações intensas da glicemia, num período curto de tempo, como algumas horas ou dias, surgem as complicações agudas, mais freqüentes nos diabéticos insulino-dependentes.


Postado por:Ana Carolina



Nenhum comentário:

Postar um comentário