quarta-feira, 10 de março de 2010

DOENÇA DE CHAGAS







INTRODUÇÃO



Também chamada de mal de chagas ou chaguismo ,tripanossomíase americana, é uma enfermidade, que foi descoberta pelo médico brasileiro Carlos Chagas, na qual tem como agente o protozoário flagelado Trypanossoma Cruzi, no qual recebe esse nome em homenagem ao epidemiologista Oswaldo Cruz.O agente é transmitido pelo barbeiro, ou chupança, fincão, bicudo, procotó, chupão, que é da família dos Reduvideos e pertecentea aos gêneros Triatoma, Rhadnius e Panstrogylus,esses vetores tem hábito noturno como o de se alimenta com o sangue de vertebrado.

TRANSMISSÃO


Começa quando o vetor (barbeiro) suga o sangue de uma pessoa infectada e junto vem o tripomastigoto, este quando chega ao intestino do inseto se transforma na forma epimastigoto, no qual se reproduz. Quando esse mesmo vetor vai novamente se alimentar, durante esse período ele elimina fezes, que contamina o homem.
Também pode ocorrer a transmissão através de transplante de órgão, transfusão sanguínea ou via transplacentária , estudos recentes apontam que pode acontecer, mas raramente, por meio da via oral, quando o individuo se alimenta de caldo de cana, por exemplo, pois o inseto pode está durante o processo de formação do caldo e a pessoa ingerir – ló.

SINAIS E SINTOMAS



Na fase aguda, que é geralmente assintomática, e tem incubação de uma semana a um mês depois da picada, pode ocorrer neste local uma lesão volumosa, o chagoma, e também fica com eritema (vermelho) e edematoso (inchado). Outros sintomas podem acontecer como febre, anorexia, hepatoesplenomegalia, linfadenopatia.
No período crônico, que é assintomático, pode durar de 10 a 20 anos, neste tempo o parasita esta se reproduzindo causando danos irreversíveis no coração e no sistema nervoso pode acontecer danos ao fígado, mas neste caso é capaz de reverter o quadro.depois desse período pode ter gradualmente demência, cardiopatia, ou dilatação do trato digestivo, pode aparecer formação de granulomas no cérebro, neste estágio a doença é geralmente fatal.A morte pode ocorrer tanto na fase agudo como no crônica, devido ao parasita que está presente na circulação e pode destruir o sistema condutor do coração ou por ter um dano cerebral em partes critica.

PREVENÇÃO

A prevenção estar em combater o vetor, já que não tem vacina ainda, assim é preciso eliminar o local onde o inseto vive.
*Temos como moradia do barbeiro (vetor) as frestas e reentrâncias das casas pau-a-pique, neste caso tem a necessidade de melhorar as moradias, principalmente as rurais, onde a incidência é maior.
*Viver longe de tocas de animais (chiqueiro e galinheiros).
*Não fazer depósitos de milho, feijão e farinha dentro de casa, pois é favorável para o inseto viver.
*Não fazer colagem em parede.
*Não manter lenhas dentro de casa.
*Forrar a casa.

REFERÊNCIA:www.mombaonline.com.br/saude/transmissão

POSTADO POR: SOLANGE CRUZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário