segunda-feira, 8 de março de 2010

Inflamação Aguda

Inflamação aguda é uma reação da microcirculação caracterizada por movimento de líquido e leucócitos do sangue para os tecidos extravasculares. É causado por eliminação de células metabolicamente alteradas, partículas estranhas, microorganismos, antígenos e necrose tecidual. A inflamação causa hipertermia local, hiperemia, edema e dor.



É uma reação complexa, e é causada pela lesão celular, normalmente necrose. A inflamação é causada pelas células vivas ao redor da célula danificada. Tem como objetivo, destruir, eliminar e reparar a célula lesada. Consiste em uma reação vascular e uma reação celular.



> Características – Duram poucos minutos, causa dor hipertermia local, hiperemia e edema. As reações vasculares e celulares da inflamação aguda são mediadas por fatores químicos produzidos ou ativados pelo estímulo inflamatório.





Processos da Inflamação Aguda:


  • Alterações estruturais na microcirculação que permitem que as proteínas plasmáticas e leucócitos deixem a circulação;

  • Emigração dos leucócitos da microcirculação para o local da lesão e sua ativação para eliminar o agente nocivo;

  • Alterações no calibre vascular que levam a um aumento no fluxo sanguíneo.


* Nas transformaçõpes vasculares ocorre inicialmnete uma vasoconstricção para controle da hemorragia seguido de vosilatação para aumentar o fluxo sanguíneo que é a causa da hipertermia e hiperemia.



* Extravasamento de Leucócitos e Fagocitose - primeiro ocorre marginação do leucócito, rolamento e adesão ao endotélio. Depois, ocorre transmigração (diapedese) , quando esses mesmos leucóticos começam a produzir enzimas fazendo pequenos orifícios na membrana basal do vaso.



* Logos após, ocorre movimentação dos leucócitos até as células lesados que se dá pelos estímulos quimiotáticos.




No término da reação inflamatória aguda, ocorre retirada do agente, reposição do tecido necrosado e absorção dos mediadores químicos da inflamação.

Fonte: http://www.scribd.com

Postado por: Mykaelle Costa


Um comentário:

  1. Muito boa essa postagem...


    Por esse esquema já dá para entender todo o processo de inflamação...

    Desde a entrada dos microorganismos até a fagocitose realizada pelos neutrófilos


    Carol Linhares

    ResponderExcluir