domingo, 2 de maio de 2010

Cansaço Mental x Acadêmicos


A ansiedade, o estresse, as alterações de humor, as depressões e outros problemas psicológicos se revelam como grandes causadores de cansaço e por isso devem ser combatidos desde cedo.
Quase todas as perturbações do sono são acompanhadas de fadiga: alterações do ritmo de sono e respiratórias, alterações do movimento também durante o sono, insônias ou parassônias fazem com que a pessoa se levante de manhã já fatigada.
Se o sono não foi reparador, a pessoa sente-se cansada. Esse cansaço vai também se repercutir em diversas funções cognitivas, como a memória, a concentração e o raciocínio, entre outras. O sono reparador varia de indivíduo para indivíduo, havendo por isso quem se contente em dormir 4 ou 5 horas, enquanto há quem precise de 9 a 10 horas de sono.
Bebidas excitantes como café, coca-cola ou chá preto também inibem um sono reparador. O álcool numa dose baixa descontrai, quebra a ansiedade e proporciona algum relaxamento, mas em excesso será um fragmentador do sono, tornando-o mais superficial.
Para dormir bem: vá para a cama despreocupado, relaxado do ponto de vista físico e emocional; evite atividades muito intensas e discussões antes de dormir; não assista a filmes muito empolgantes ou interessantes antes de dormir; não se deite com fome ou com a barriga muito cheia; faça um intervalo entre o trabalho e a hora de dormir; assista à televisão ou leia um livro
.







postado por: Edgler C.

Um comentário:

  1. Por isso não adianta tentar ficar sem dormir para estudar para as provas... é melhor estudar até o limite e descansar. Ou então, vai direto pra AVF.. rs rs rs

    Mykaelle

    ResponderExcluir