terça-feira, 4 de maio de 2010

Pré - Pathoscópio - Sistema Complemento (sujeito a mudanças)


O Sistema Complemento é composto por proteínas de membrana plasmática e solúveis no sangue e participam das defesas inatas (natural)e adquiridas( memória). Essas proteínas reagem entre elas para opsonizar os patógenos e induzir uma série de respostas inflamatórias que auxiliam no combate à infecção.
O Sistema Complemento tem três vias e todas elas resultam em uma via comum que forma o Complexo de Ataque à Membrana (MAC).
O complexo resultante C5b-6-7-8 guia a polimerização de até 18 moléculas de C9 em um tubo inserido na bicamada lipídica da membrana plasmática. Esse tubo forma um canal permitindo a passagem de íons e pequenas moléculas. Água entra na célula por osmose e a célula sofre lise.
Muito difícil comparar esse sistema com um problema social, mas lendo sobre o drama dos Turkana, pastores nômades do Quênia que têm sentido como ninguém os impactos provocados pelas mudanças climáticas, percebi uma semelhança na procura desse povo por água e a ativação do sistema complemento.
No sistema complemento, seja qualquer uma das vias (clássica, alternativa, lectina), precisa de algo para ativá-la. Logo após, através de suscessivas ativações se chega a um complexo de ataque a membrana, um poro na mebrama plasmática, causando lise na célula. (resumidamente é isso)
As pessoas do Quênia juntas, diante da falta de chuva, cavam profundamente para achar água no leito seco de um rio.
Postado Por: Mykaelle Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário