O que é hipertensão na gestação?
Sempre que houver pressão alta (níveis de pressão maiores que 140/90) em gestantes. A hipertensão induzida pela gestação refere-se ao aparecimento da hipertensão em conseqüência da gestação, ocorrendo após as 20 semanas de gestação e desaparecendo até 6 semanas após o parto.
Como se faz o diagnóstico?
Através da pressão arterial diastólica (mínima) igual ou superior a 90 mmHg ou o aumento da pressão arterial acima de 15 mmHg do valor medido antes de 20 semanas de gestação.
Quando a hipertensão na gravidez estiver associada a perda de proteínas pela urina (proteinúria), teremos um quadro chamado PRÉ -ECLÂMPSIA ou TOXEMIA GRAVÍDICA.
O conceito de PRÉ -ECLÂMPSIA ou TOXEMIA GRAVÍDICA é o aparecimento de hipertensão arterial acompanhada de proteinúria em gestação acima de 20 semanas, podendo haver ou não edema (inchaço) nas pernas, rosto e mãos.
Hipertensão é o aumento dos níveis tensionais acima de 140 x 90 mmHg. A pressão arterial deve ser medida com a paciente sentada e confirmada após período de repouso em 3 medidas.
Proteinúria significativa é aquela com valores iguais ou maiores a 300 mg de proteína na urina coletada durante 24 horas.
O diagnóstico é clínico e laboratorial: medida da pressão arterial, pesquisa de edema (inchaço) e dosagem de proteínas na urina.
E a Enfermagem????
A enfermagem como profissão do CUIDAR humano, está diretamente relacionado com os cuidados com as gestantes. No caso da Eclâmpsia poderíamos citar:
- Isolamento da paciente em quarto arejado, silencioso e escuro;Evitar quedas - uso de grades;
-
Durante a convulsão : proteger a língua com cânula de Guedel e articulação;
- B.H. rigoroso : sondagem vesical;
-
Oxigenoterapia : de acordo com o grau de cianose;
-
Controle freqüente dos sinais vitais : P.A.
- Controle do foco fetal;Manter aspirador montado para aspiração de vias aéreas.
POSTADO POR: Mykaelle Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário