quarta-feira, 12 de maio de 2010

12 de Maio “Dia do Enfermeiro e Enfermeira”


No dia 12 de maio se comemora o Dia do Enfermeiro, data comemorativa pelo nascimento de Florence, enfermeira precursora da Enfermagem no mundo, que em 1854 na Guerra da Criméia prestou assistência a 4.000 feridos. Atualmente a Enfermagem não é somente arte, mas uma ciência! O Enfermeiro dentro da sua profissão alicerça seus atos formados e mantidos pela graduação e pós graduação. Ser Enfermeiro é além de tudo ser ético, humano e dinâmico na busca de um processo interpessoal enfermeiro-cliente, produzindo cidadania e bem estar… Parabéns Enfermeiro! Pela história, pela luta, pela dignidade, pelo respeito e a vitória dentro da profissão!

Uma das frases que eu acho mais bonita de Florence Nightingale é:

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes"

Feliz Dia do Enfermeiro!

Postado por:Ana Carolina

Um comentário:

  1. "Acho que os sentimentos se perdem nas palavras. Todos deveriam ser transformados em ações, em ações que tragam resultados."
    (Florence Nightingale)

    PARABÉNS ENFERMEIROS (AS)

    Mykaelle

    ResponderExcluir